O médico veterinário na saúde da família

O medico veterinário é um profissional capacitado para atuar em diversas áreas da saúde, inclusive na saúde publica, e assim pode intervir na promoção da  saúde das comunidades. Por ser um profissional multidisciplinar e, com isso, possuindo uma ampla formação que faz com que atue em uma ampla área interagindo de forma bastante satisfatória nas atividades relacionadas a promoção e educação em saúde.

O medico veterinário deve e pode atuar como agente de saúde publica, não somente detectando e tratando as patologias comuns aos homens e animais chamadas doenças zoológicas, mas também pela orientação dada aos seus clientes destas patologias às vigilâncias sanitárias. Devido esta característica e a ligação delas com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família -NASF, verifica-se a necessidade da inserção do medico veterinário nesse grupo de ação, visto que  este núcleo tem o objetivo de apoiar, ampliar, e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde no trabalho de base e na saúde da família.

O NASF deve ser constituído por equipes de profissionais de diferentes especialidades como médico acupunturista, assiste social, educação física, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, medica ginecologista, homeopata, nutricionista, pediatra, psicólogo, psiquiatra, e medico veterinário de acordo com a portaria nº 2.488 de 21 de outubro de 2011 do ministério da saúde, que juntos deverão compartilhar as praticas em saúde nos territórios sob a responsabilidades da equipes de estratégia saúde da família e onde o NASF estiver cadastrado.

Infelizmente vemos que atualmente mesmo estando nos currículos das escolas, não há orientação acadêmica neste sentido voltada para a área da saúde publica veterinária. Por fim o medico veterinário, como integrante do NASF, pode e deve atuar em diversas áreas na atenção básica, como educação e saúde, e intervir diretamente na saúde da comunidade. No Brasil apenas 114 médicos veterinários atuando em 19 estados brasileiros, sabendo-se que há espaço para muito mais, pois o panorama é o seguinte: 60% das doenças infecciosas humanas são zoonóticas, 75 % das doenças infecciosas humanas emergentes como o ebolahiv e gripe aviária tem origem animal, 80 % dos agentes com potencial de uso para o bioterrorismo são zoonoses e para concluir3 de cada 5 novas doenças humanas que aparecem por ano são de origem animal. E desta forma o medico veterinário tem como analisar criteriosamente os problemas da comunidade e seus desafios momentaneos, desenvolver e aplicar medidas e soluções de promoção da saúde animal, saúde humana e ainda atuar de forma intensa e continua com as demais instancias do sistema de saúde no Brasil.

REF: M.S.-Diretrizes do NASF : Núcleo de |Apoio a Saúde da Família, Brasila, DF – 2009

PROF. FRANCIS FLOSI – MEDICO VETERINARIO CRMV.SP- 3154 DIRETOR GERAL DA  FACULDADE QUALITTAS - SP

Canal QTV

A QTV é um canal para você proprietário e amante de pets. Disponibilizamos um conteúdo reconhecido por veterinários especialistas.

Campinas

ocanalqtv@gmail.com

0800-725-6300

Seja nosso parceiro!