Cachorro pode comer comida de gato? (ou vice-versa)

Uma situação comum para quem tem cães e gatos vivendo juntos é quando um acaba comendo a comida do outro. Geralmente, são os cães que atacam o alimento dos felinos, trazendo preocupação para seus tutores. Se for algo isolado, que aconteceu uma ou duas vezes, não fará mal, porém se acontece com frequência vai trazer problemas de saúde.  As duas espécies possuem origens, hábitos e anatomia distintos, o que justifica cada uma ter as suas necessidades nutricionais específicas. Olhando como um todo, as dietas de cães e gatos são bem parecidas em relação aos ingredientes, mas existem particularidades de cada caso com mudanças importantes. Veja a seguir quais são as necessidades de cada espécie e entenda o motivo pelo qual não é indicado um animal consumir a ração do outro.

Diferenças evolutivas

Cães e gatos são animais muito diferentes. Os cães são da família dos Canídeos, e gatos, dos Felinos. Felinos possuem garras afiadas para prender suas presas, além de terem uma explosão muscular muito eficiente, prontos para sair da inércia rapidamente e atacar. Cães são mais adaptados a percorrer longas distâncias em busca de alimentos, sendo caçadores/coletores, por isso seu faro e sua audição são tão apurados. Cães não tem garras e dependem apenas de suas mandíbulas e do seu trabalho em equipe para caçar. Já os gatos têm na visão seu grande diferencial, capazes de enxergar movimentos mínimos em ambientes muito escuros.

Como deu para notar, os dois estão adaptados à caça e são carnívoros, porém os felinos, evolutivamente, sempre dependeram exclusivamente da caça solitária, em ambientes onde o alimento era escasso e muito disputado. Por outro lado, por serem mais adaptativos às mudanças e terem um comportamento social marcante, os cães se moldaram mais ao homem, aceitando novos alimentos. Com isso, o gato carrega praticamente todas as características dos seus ancestrais, sendo um carnívoro estrito. Já o cão perdeu algumas características de hábitos alimentares e necessidades em relação ao lobo. Vale ressaltar, que mesmo os lobos selvagens possuem uma dieta um pouco mais ampla que um felino selvagem, pois são animais de famílias diferentes, como exposto no início deste tópico.

As garras dos felinos são adaptadas para caça

Essas questões evolutivas trouxeram diferenças de hábitos alimentares e de necessidades nutricionais, veja a seguir.

Diferenças nos hábitos alimentares

Sabor doce: o sabor adocicado, não somente o gosto do açúcar, mas aquele docinho que sentimos ao comer um pedaço de pão, ou outro alimento rico em carboidrato como massas, frutas e batata – por exemplo, não são detectáveis pelas papilas gustativas dos felinos. Isso ocorre porque o gato evoluiu comendo exclusivamente suas presas (sem quantidades significativas de carboidratos), e quase nunca se alimenta de outra coisa. O cão, por sua vez, além de na natureza coletar algumas frutas e até legumes, “aprendeu” a apreciar esses alimentos também com a intensa domesticação humana por milhares de anos.

Quantidade e tamanho das refeições: o cão tenta comer sempre o máximo que pode se ele julgar aquele alimento saboroso e rico em energia. Por ter habilidades de caça menos desenvolvidas, eles têm esse comportamento instintivamente, pois não sabem quando poderão encontrar alimento novamente. Já o gato, se desenvolveu em locais onde haviam várias presas de tamanho pequeno, como pássaros, insetos e pequenos répteis, e por isso não consegue fazer uma grande refeição no dia.

  Lobo - Percorre longas distâncias em busca de alimento utilizando seu faro

Seletividade: o gato é muito mais seletivo ao se alimentar que o cão. Isso ocorre porque ele que escolhe seus alimentos, suas presas. O cão aprendeu que além das suas escolhas, existem alimentos disponíveis no ambiente que ele deve aproveitar. O gato vai preferir sempre algo fresco, como uma presa recém abatida, e o cão não tem essa preferência tão marcante, optando por comer inclusive alimentos já em estado de decomposição, dependendo da necessidade.

Mas afinal, por que um come a comida do outro?

Entender o motivo pelo qual o pet está se interessando pela comida de outra espécie é muito importante para acabar com esse tipo de comportamento inadequado. Geralmente observamos os cães se alimentando das comidas dos gatos, pois os felinos costumam são mais seletivos. Entretanto, isso não é uma regra. Quando os gatos se alimentam da comida dos cães, eles dão preferência às rações de raças pequenas, pois os grãos são menores. Existem diversas causas que podem levar um cão a comer a comida de um gato e vice-versa. Veja abaixo quais são as principais.

Palatabilidade: como dissemos acima, a alimentação dos felinos deve conter um teor de proteína superior ao dos cães, tendo geralmente mais matérias-primas de origem animal. Por conta disso, a ração dos gatos pode ser mais atrativa à maioria dos cães.

Curiosidade: os cães adoram uma novidade, e a domesticação fez eles se aproveitarem disso para comer de tudo que puderem. Ao se deparar com uma refeição diferente, o cão vai provar.

Qualidade do alimento: é preciso ficar atento a qualidade da comida que é ofertada ao seu pet. Deficiências nutricionais podem fazer com que ele procure outra fonte de alimento mais nutritivo para suprir as suas necessidades alimentícias. Além disso, no caso dos cães, eles dificilmente se sentem saciados logo após uma refeição regular. Portanto, é importante oferecer uma alimentação balanceada e de alta qualidade, que possua todos os nutrientes necessários para o seu organismo e esteja alinhada às características da espécie.

Problemas de comportamento: muitos problemas comportamentais podem levar a esse tipo de atitude. Geralmente os que estão mais relacionados são: ansiedade, estresse e tédio, que geram comportamentos compulsivos, como comer demais ou ingerir alimentos inapropriados.

Problemas digestivos: quando o processo de digestão dos alimentos não ocorre como deveria, é comum que os animais procurem novas fontes nutricionais em uma de tentativa de melhorar o desconforto.

Causa indeterminada: às vezes nenhum desses motivos citados é realmente o problema do seu pet. A alimentação “invertida” pode acontecer pelo simples fato do animal não conseguir diferenciar uma alimentação da outra.

É importante destacar que é preciso investigar a fundo e observar o comportamento dos pets para entender o que está levando a procura de uma nova refeição. Caso o tutor não consiga identificar a causa, é recomendado procurar um Médico Veterinário para investigar se não há nenhuma uma doença por trás desse hábito. 

6 Dicas para evitar que o cão coma a comida de gato – ou vice-versa

1- Se o cão tiver comendo a comida do gato, a primeira dica importante é colocar o pote de ração do felino em um lugar alto. Não se esqueça de se certificar que o cachorro não conseguirá alcançar o pote em nenhuma hipótese. Se não encontrar um lugar apropriado, identifique os horários de alimentação do seu gato e retire o cão do ambiente nos momentos da refeição.

2- Procure educar o seu pet. Você pode fazer isso repreendendo a atitude no momento em que ele estiver comendo o alimento errado. A repreensão deve ser verbal e em nenhuma hipótese o tutor deve agredir o animal. Quando o pet se alimentar corretamente, sempre procure recompensá-lo para ter cada vez mais sucesso na ação.

3- Deixe os comedouros em ambientes diferentes, condicionando cada animal a ir se alimentar no seu pote. Por exemplo, se o seu cão ficar na parte externa da casa, você pode deixar a sua alimentação do lado de fora da casa e do gato na parte interna.

4- Se o seu gato estiver comendo a comida do cão, procure retirar a comida após o cachorro se alimentar.

5- Caso o problema seja comportamental, busque aumentar as atividades diárias do seu pet, como as brincadeiras, o tempo e a frequência dos passeios.

6- Dica bônus: existe no mercado comedouros automatizados que liberam a ração apenas com a aproximação de um animal específico. Essa tecnologia funciona apenas com animais microchipados, pois é através do microchip que o aparelho identifica a presença de determinado pet.

Se você tiver ainda alguma dúvida, seja ela relacionada com alimentação ou cuidados de cães e gatos, entre em contato com a gente via redes sociais.

Canal QTV

A QTV é um canal para você proprietário e amante de pets. Disponibilizamos um conteúdo reconhecido por veterinários especialistas.

Campinas

ocanalqtv@gmail.com

0800-725-6300

Seja nosso parceiro!