Os benefícios dos alimentos úmidos para cães e gatos

A nutrição para cães e gatos tem evoluído muito desde a década de 70, quando o alimento completo e balanceado começou a se popularizar no Brasil, e já era mais difundido nos EUA e na Europa. Nos últimos anos tivemos um grande salto de qualidade graças ao desenvolvimento científico e tecnológico para a formulação das dietas.

Estão sendo adotados novos conceitos e padrões de qualidade que visam ajudar o animal a se proteger das doenças, aumentando sua expectativa de vida. Esses avanços chegaram também nos alimentos úmidos, que oferecem diversos benefícios para os pets, e agora contam com uma nova linha com ingredientes naturais e funcionais.

Definição de alimento úmido

Primeiramente, vamos definir o que é um alimento úmido para cães e gatos. A característica básica é quantidade de água. Alimentos úmidos devem ter de 60% a 84% de teor de umidade. A ração seca pode conter no máximo 12%. Existe ainda o alimento semi-úmido, aquele que é uma ração macia, ou alguns petiscos com até 30% de umidade. Porém, não é só essa a diferença.

O alimento úmido tem um processo de produção diferente da ração seca, pois não é extrusado, processo necessário para formar os grãos de ração. Podem ser enlatados ou em sachês, no formato de um patê homogêneo ou em pedaços macios submersos em um molho espesso. Por conter grande quantidade de água, é mais perecível e deve ser mantido em geladeira após aberto, por até 3 dias (esse tempo varia de acordo com o produto/fabricante).

É importante diferenciar também a classificação dos alimentos segundo a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação:

Alimento Completo: composto por ingredientes ou matérias primas destinadas exclusivamente à alimentação de animais de estimação, capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais, podendo possuir propriedades específicas ou funcionais.

Alimento Coadjuvante: é um produto composto por ingredientes ou matérias primas destinadas exclusivamente a alimentação de animais de estimação com distúrbios fisiológicos ou metabólicos (enfermidades), capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais específicas, cuja formulação é livre de qualquer agente farmacológico ativo.

Alimento específico: feito com ingredientes ou matérias primas destinadas exclusivamente a alimentação de animais de estimação com finalidade de agrado, prêmio ou recompensa e que não se caracteriza como alimento completo, podendo possuir propriedades específicas.

Os benefícios dos alimentos úmidos

Os alimentos úmidos têm alguns benefícios bem interessantes para cães e gatos, não por acaso seu consumo vem crescendo nos últimos anos. Na Europa, estima-se que já representam aproximadamente 40% das vendas de alimentos para pets. Veja os benefícios:

Maior hidratação: pode parecer que não, mas a ingestão de alimentos com mais água faz diferença na hidratação do animal. Isso não quer dizer que o pet que ingere somente ração seca vai ficar desidratado. O cão ou gato vai continuar ingerindo água pura mesmo comendo alimento úmido, porém esse incremento de água vindo da dieta será benéfico, principalmente para o trato urinário. Isso contribui para um maior volume urinário, com urina menos concentrada, prevenindo o aparecimento de cálculos, as famosas pedras que podem surgir na bexiga ou nos rins. Gatos têm uma predisposição a problemas urinários, sendo sempre recomendado o uso de alimentos úmidos por toda a vida.

Menos calorias: sabemos que a obesidade e o sobrepeso nos pets estão muito comuns devido ao estilo de vida mais dentro de casa e do excesso de mimos que oferecemos. Portanto, para animais com esse problema, uma dieta com alto teor de umidade é interessante. Se compararmos a porção de alimento seco com a de alimento úmido, a segunda opção é menos calórica. Isso acontece simplesmente pelo fato de ter mais água na composição, e água não tem calorias.

Mais saciedade: as porções de alimento úmido são maiores. O maior volume de alimento no estômago ativa receptores que aumentam a sensação de saciedade.

Mais palatável: essa é a característica mais desejada pelos tutores. O sabor, textura e aroma do alimento úmido são muito atrativos. Naturalmente, tanto nós, quanto os animais preferem um prato mais suculento.

Mais natural: na natureza, os animais carnívoros ancestrais dos pets domésticos comiam basicamente presas. Essa dieta tinha um alto teor de umidade, proteína, gordura e baixas concentrações de carboidratos, bem semelhante aos alimentos úmidos.

Ingestão mais fácil: pelas suas características físicas, a apreensão do alimento úmido é mais fácil. Animais com problemas dentários também se beneficiam, já que não é necessária uma mastigação.

Situações em que o alimento úmido é recomendado

Baseado nos benefícios que listamos acima, os alimentos úmidos têm indicações em alguns casos específicos:

Gatos: para ajudar na prevenção de problemas urinários, todos os gatos devem ingerir esse tipo de alimento. Pode-se mesclar a dieta utilizando alimento seco à vontade, e oferecer diariamente uma porção de alimento úmido completo.

Animais com apetite caprichoso: alguns pets apresentam um apetite muito seletivo, seja por questões próprias (gosto individual), ou porque o tutor exagerou nos mimos alimentares. Quando não é mais possível fazer o pet se alimentar adequadamente somente com alimento seco, os alimentos úmidos completos são uma ótima alternativa. Geralmente, mistura-se um com o outro, formando uma refeição densa em nutrientes e rica em sabor.

Animais enfermos: diversas doenças causam queda do apetite. Para que o animal se recupere da enfermidade, um bom suporte nutricional é necessário. O estado de convalescência associado a baixa ingestão de alimentos vai exaurir as reservas de nutrientes, aumentando a exigência nutricional. Nessas situações, muitos animais acabam aceitando apenas alimentos úmidos, pois são mais atrativos. Mesmo que o pet coma uma pequena quantidade, isso já vai estimular o apetite, aumentando as chances de alimentação voluntária. Porém, é necessário verificar com o médico veterinário se o paciente pode ingerir tais alimentos

Vale destacar que não existem contraindicações da utilização dos alimentos úmidos em animais saudáveis. Existem essas situações que eles são muito úteis, mas em geral todos podem se beneficiar. O importante é sempre seguir as orientações do médico veterinário.

Novo conceito de alimentos úmidos

A grande novidade do mercado de nutrição animal é a chegada de um novo conceito trazido da Europa . São alimentos úmidos com um processo de fabricação diferenciado, além da composição das dietas, com a escolha de ingredientes inovadores nesse mercado, mas muito apreciados pelos animais de estimação.

 

.

Como oferecer os alimentos úmidos

O tutor pode oferecer uma dieta só de alimentos úmidos se desejar, ou pode misturar alimentos secos com úmidos. Porém, é necessário sempre verificar a classificação dos produtos escolhidos.

O recomendado é utilizar os alimentos completos, pois as deficiências nutricionais de um alimento suplementar normalmente não são listadas, razão pela qual sua utilização frequentemente é proposta junto a uma dieta completa. Assim, certifique-se de substituir o alimento seco por uma opção úmida nutricionalmente equivalente. Ambos são alimentos completos, nascidos do mesmo conhecimento da nutrição animal e desenvolvidos sob o mesmo conceito de nutrição para carnívoros, portanto veja com seu médico veterinário especialista em Nutrição de Caes e Gatos qual a melhor indicação e a melhor forma para que seu Pet aceite e tenha saúde para dar e vender.

 

Canal QTV

A QTV é um canal para você proprietário e amante de pets. Disponibilizamos um conteúdo reconhecido por veterinários especialistas.

Campinas

ocanalqtv@gmail.com

0800-725-6300

Seja nosso parceiro!