Colite crônica

Colite é um termo geral usado para descrever uma série de males digestivos que se originam no intestino grosso. Ela pode ser aguda ou crônica e evoluir para colite ulcerativa, embora isso seja raro. A colite pode ser causado por stress ou uma doença mais grave ou infecção.

A colite crônica é um problema intestinal que afeta o intestino grosso e tem como principal causador o Tritrichomonas foetus, um protozoário bastante resistente e, por isso, ainda não foi desenvolvido um medicamento capaz de acabar com essa enfermidade. Em geral, os animais mais afetados são os jovens com menos de um ano e, apesar de ser uma doença crônica, a colite pode ser controlada com medicamentos e alimentação específica.

“Em alguns casos, a doença pode aparecer discretamente com sangue nas fezes ou com um quadro de diarreia. Por isso, tenha o cuidado de acompanhar o dia a dia do seu pet de estimação para identificar os sintomas assim que aparecerem”, pois quanto mais cedo pudermos identificar o problema, mais fácil será o controle desta enfermidade.

Seu pet com colite crônica pode ter uma vida normal se receber os cuidados adequados. Buscar orientações do médico veterinário especialista é importante para garantir um diagnóstico preciso e tratamento eficaz que proporcione uma vida mais saudável ao animal.

Em alguns casos, a doença pode aparecer discretamente com sangue nas fezes ou com um quadro de diarreia. Por isso, tenha o cuidado de acompanhar o dia a dia do seu gato de estimação para identificar os sintomas assim que aparecerem.

 Além do sangue nas fezes, outros sintomas podem indicar a presença do protozoário Tritrichomonas foetus no organismo felino.

Os sintomas podem variar conforme o caso, entretanto os mais frequentes são:

  • Sangue nas fezes;
  • Muco nas fezes;
  • Dor no abdômen;
  • Vômitos;
  • Diarreia.

 “O diagnóstico é feito por meio de análises de fezes, urina, sangue, raio-x, biópsia e ultrassom abdominal. O médico veterinário especialista fará uma avaliação do caso e fará os exames que achar pertinente para identificação da doença”,

Como já dissemos não haverá a cura , mas sim o controle efetivo da enfermidade composta de alimentação correta e adequada ao problema e associada a fármacos também específico para tal.

Vamos dar atenção aos nossos amiguinhos pets, afinal eles merecem pela contrapartida de alegria e convivência que nos proporcionam.

Prof. Francis Flosi DSci
Professor é um mentor de uma jornada.

Canal QTV

A QTV é um canal para você proprietário e amante de pets. Disponibilizamos um conteúdo reconhecido por veterinários especialistas.

Campinas

ocanalqtv@gmail.com

0800-725-6300

Seja nosso parceiro!